Para abrir uma empresa, você precisará de início, definir o tipo de empresa que deseja criar, e posteriormente, partir para a elaboração de um contrato social.
O Contrato Social nada mais é do que a certidão de nascimento de uma empresa. Nele irá constar todos os dados básicos do negócio, como por exemplo, quem são os sócios, qual o endereço da sede, qual o ramo de atuação, entre vários outros tópicos relacionados a empresa.
É de extrema importância tomar alguns cuidados ao elaborar um contrato social, pois a dor de cabeça que isso pode trazer para você e para a sua empresa é algo inimaginável!
Antes de mais nada, você deve certificar-se de que todos os envolvidos têm a mesma compreensão do que está escrito no documento e de que, de fato, ambas as partes tenham a mesma linha de pensamento em relação a empresa.
Em seguida, verifique se as obrigações e direitos descritos estão de acordo com a lei, nessa etapa é aconselhável que todos os envolvidos consultem um advogado para garantir que todos os termos do contrato sejam legais.
Outra coisa muito importante, é garantir que o contrato seja equilibrado, ou seja, as partes tenham direitos e obrigações de forma ponderada, para que não desequilibre demais para um lado e isso possa trazer consequências graves para o futuro da empresa.
Ter um advogado auxiliando é muito importante para qualquer pessoa que deseja fechar um negócio, pois ter segurança jurídica é essencial em qualquer área. Ao contratar um especialista você protegerá seus direitos e interesses, e garantirá uma negociação equilibrada para ambas as partes.
O advogado conseguirá identificar o modelo de negócio que as partes desejam estruturar e o plano de negócios, informará sobre todos os documentos necessários, tais como registros, licenças e outros.
No caso de uma sociedade, outra ponto muito importante, seria a elaboração de um acordo de sócios.
O Acordo societário é um contrato complexo, que vai dispor sobre situações que impactam diretamente a empresa e os riscos que ela se expõe.
Nos casos em que os pontos de vistas, opiniões, tomadas de decisões se fazem necessárias, um documento preestabelecido, agiliza a administração da empresa, apresenta melhores resultados, evita desgastes entre os sócios e evita prejuízos financeiros.
Portanto, ter um advogado é extremamente importante para garantir que seus direitos sejam protegidos e para ter certeza de que suas questões legais sejam tratadas de maneira apropriada, afinal, ninguém quer iniciar uma empresa com vários processos judiciais e problemas que poderiam ser resolvidos lá no inicio do negócio, não é mesmo?
Ficou alguma dúvida? Entre em contato comigo, e mantenha a sua empresa segura!
Quer continuar conversando comigo sobre este assunto ?
Eu estou disponível por meio do e-mail: leticiaportofernandes@gmail.com , ou através do meu whatsapp, pelo QRcode:
Gostou da informação? Envia esse artigo para aquele seu amigo que precisa saber disso!
Comments